ANA Brasil – Associação Nazarena Assistencial Beneficente

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nossa História


O Grupo de Oração e Esperança (GOE) é uma organização não governamental, com personalidade jurídica própria e co-financiada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e integra o Sistema Municipal de Ensino de Campinas.

Tem como Mantenedora Igreja do Nazareno Central de Campinas.


A história do Grupo de Oração Esperança começou em 1977 com o Lar Infantil “Irmã Maria Antônia” que era um dos projetos da Associação Beneficente Filantrópica Grupo de Oração Esperança. Essa Associação nasceu com a finalidade de trabalhar com prostitutas, procurando conduzir essas mulheres para uma vida com dignidade e, assim, conquistarem o seu lugar na sociedade. Com o passar dos anos, passou a atender mulheres grávidas, abandonadas, que vinham pedir ajuda e, muitas vezes, eram encaminhadas pelo Juizado de Menores.

Com o atendimento a tais moças, surgiu a necessidade de uma Creche, onde as crianças seriam colocadas para que suas mães pudessem trabalhar.

Essa Creche foi adquirida através da freira, Irmã Maria Antônia que dirigia duas creches distintas: uma com 20 (vinte) crianças e um orfanato com 65 (sessenta e cinco) crianças. Porém com o falecimento da irmã Maria Antônia, o Dr. Jorge Raful, mantenedor do orfanato, solicitou auxílio, propondo que o Grupo de Oração Esperança assumisse o orfanato deixado pela Irmã.


Como a Entidade Grupo de Oração Esperança não tinha condições para manter o Orfanato, aos poucos o local foi transformado em Creche, com atendimento em período integral. Dessa forma, essa creche era o lugar onde as moças grávidas, após o parto, deixavam seus filhos para trabalharem. Durante esse período, era feito um trabalho social direcionado para a recolocação profissional e social dessas mulheres e adolescentes, e também, orientação para que elas se organizassem e se estruturassem para cuidar da criança. Como o número de crianças nascidas das moças atendidas era pequeno, estendeu-se o trabalho para outras crianças, já que a procura por vagas era grande.

Nasceu assim, a creche em período integral, que inicialmente era assistencial e após a mudança da lei em 2010, passou a pertencer ao Ministério da Educação.

Após alguns anos, a diretoria do Grupo, por questões financeiras, sentiu necessidade de renovar o projeto, para isso, procurou a Associação Nazarena Assistencial, pois sabia do trabalho sério desenvolvido pela instituição, cujo objetivo   vinha de encontro ao que desejavam para o Grupo de Oração e Esperança.

Assim, em reunião com o pastor Aguiar Valvassoura, pastor da Igreja do Nazareno em Campinas, ofereceram a transferência do Grupo de Oração Esperança para diretoria do ANA (Associação Nazarena Assistencial). Então, a partir de fevereiro de 2018, o Grupo de Oração Esperança passou a ser administrado pela diretoria da Associação Nazarena Assistencial – ANA, que veio para agregar valores morais e éticos e dar continuidade ao trabalho social e educacional que há anos vinha sendo desenvolvido.

Atualmente o GOE/ANA   é responsável pelo atendimento e manutenção de 10 escolas, atendendo um total de  3.604 (três mil, seiscentos e quatro crianças) crianças em período integral e/ou parcial, na idade de zero a 5 anos e onze meses de idade.

Confiados no desejo de oferecer sempre o melhor para as crianças, a Instituição trabalha a fim de aumentar o potencial, ampliando as possibilidades de melhoria do trabalho hoje oferecido à comunidade, buscando conhecimento profissional, fortalecimento e comprometimento  de toda equipe  para a continuidade de um  trabalho de qualidade  que deve ser a marca das Unidades do Grupo  ANA BRASIl.